Profissional valorizado na empresa: 8 competências comportamentais

As pressões do dia a dia podem desmotivar até mesmo gestores experientes, que se sentem sobrecarregados e sem direção em meio aos obstáculos. Porém, é importante lembrar que esse momento de crise pessoal é superável, sendo completamente possível se tornar um profissional valorizado por meio de competências comportamentais.

Para chegar lá, é preciso vencer a mesmice e o marasmo, sem esquecer que a atual fase de crise econômica nacional não atinge apenas você, mas toda uma cadeia produtiva. Leia Mais

Sinto muita tristeza: será que tenho depressão? Veja aqui!

Faz parte do repertório de emoções humanas sentirmos tristeza. Podemos alternar momentos de intensa alegria com outros em que somos tomados por um sentimento de tristeza, que nos deixa mais sensíveis e introspectivos.

No entanto, se você se pega perguntando a si mesmo “por que sinto muita tristeza?”, talvez seja o momento de refletir mais a fundo sobre o que sente e, se necessário, buscar ajuda profissional. Acompanhe mais sobre o assunto no post de hoje.

Entendendo o que é tristeza

A tristeza é um sentimento normal, que surge como resposta a situações traumáticas ou desafiadoras que vivemos. Podemos ficar tristes por algum tempo, enquanto lidamos com o impacto trazido por essas experiências, mas a passagem dos dias (e outras experiências positivas) nos tiram daquele estado de espírito e nos devolvem ao que consideramos como habitual.
Leia Mais

Como o medo pode te paralisar? Não deixe isso acontecer!

O medo, emoção natural de cuidado, é uma forma de defesa e um mecanismo de sobrevivência. No entanto, quando sentido em excesso, o medo pode paralisar, comprometer atividades simples do dia a dia e te impedir de alcançar seus objetivos.

Situações novas, obstáculos no caminho, momentos em que precisamos nos expor e sentimentos não palpáveis podem causar uma forte insegurança, que precisa ser combatida para que consigamos avançar. Dessa forma, o medo surge da preocupação a respeito do que poderá acontecer em consequência do evento, mas não do evento em si. Leia Mais

Inteligência emocional: aprenda como trabalhá-la da melhor forma

Seja no trabalho, seja dentro do círculo social, praticamente todos conhecem alguma pessoa que parece ser mestre de suas próprias emoções. Ela não se altera diante de uma experiência desagradável, é gentil com todos, sabe lidar com críticas de forma positiva e mantém a calma em qualquer situação.

Talvez você pense que essa é uma pessoa tranquila, que provavelmente já nasceu assim ou utiliza algum método para lidar com a ansiedade do dia a dia, certo? A verdade é que esse alguém tem um alto nível de um tipo de inteligência que não se aprende na escola. Leia Mais

5 sinais que o seu relacionamento está desgastado

Todas as pessoas sonham em encontrar um parceiro ou uma parceira para construir uma vida a dois. Entretanto, quando se está em um relacionamento sério, duradouro, nem sempre as coisas acontecem como você esperava.

Além dos desafios inerentes a qualquer relação, a vida atribulada, a falta de tempo para dedicar a você, à sua família e ao parceiro(a); a dificuldade de separar, de forma clara, as esferas de trabalho e pessoal, acabam por contribuir para que você tenha um relacionamento desgastado. Leia Mais