Quer ter sucesso na carreira? Veja esses 6 passos

É comum que ao longo da vida profissional as pessoas passem por momentos de incertezas e insatisfações. O caminho até a conquista de sucesso na carreira é marcado por altos e baixos, mas uma coisa é certa: quando você está desanimado, o que não pode fazer é se acomodar.

Sempre há tempo para o profissional se redescobrir e recomeçar, e isso muitas vezes inclui encarar algumas mudanças, seja de carreira, de local de trabalho ou mesmo de atitude perante a vida e as pessoas. O profissional que quer ser bem-sucedido precisa sair da zona de conforto e assumir as rédeas de seu futuro.

Essa mudança pode ser um grande desafio, mas ao encará-la você perceberá que é capaz de fazer suas escolhas e vivê-las plenamente de forma a conquistar sua realização pessoal e profissional. Como incita o escritor Augusto Cury, o sucesso está em sair da plateia e assumir o palco de sua vida.

Para ajudá-lo nesse caminho, listamos 6 passos que você pode adotar para ter sucesso na carreira. Confira!

1. Busque o autoconhecimento

autoconhecimento é o meio para ampliação de consciência. Consiste em voltar seu olhar para si mesmo e fazer uma autoanálise, de forma a romper com traumas, crenças limitantes, modelos aprendidos e repetições que levam a conflitos e fracassos.

As pessoas que aprendem a focar na consolidação de seu potencial por meio da maximização de forças, competências e habilidades estarão mais perto de conquistar o sucesso e a realização profissional. Conhecer-se permite que você desenvolva toda sua capacidade para alcançar resultados positivos e duradouros em sua carreira e em sua vida pessoal.

2. Estabeleça objetivos

Descobrir qual caminho seguir para se realizar profissionalmente não é fácil, não é mesmo? Mas trabalhando o autoconhecimento e estabelecendo prioridades para sua vida, será possível determinar um objetivo e, a partir disso, batalhar para alcançá-lo.

Como dizia Clarice Lispector: a direção é mais importante que a velocidade. Nesse sentido, todo profissional que deseja ter sucesso precisa saber aonde quer chegar. E se essa meta estiver alinhada a algum propósito, a algo com que você realmente se identifica, certamente a motivação para realizá-la será ainda maior.

A pessoa que estabelece uma direção e acredita com todas suas forças que será capaz de realizar o que deseja cria foco e intenção, que são poderosas fontes de energia.

3. Confie em si mesmo

A autoconfiança é característica fundamental para o profissional que deseja sair da zona de conforto e buscar novos caminhos. É natural que apareçam obstáculos e desafios, mas aquele que confia em seu potencial sabe que será capaz de superá-los.

Especialistas afirmam que a autoconfiança — ou a falta dela — é trabalhada desde a infância, e se mostra mais forte em crianças que tiveram liberdade para se expressar sem serem contidas pelos pais. A boa notícia é que a falta de confiança e autoestima pode ser desenvolvida com orientação profissional, a qual por meio de treinamentos pode levá-lo a superar seus medos e travas.

Pessoas que acreditam em si mesmas inspiram as outras e transmitem poder e credibilidade por meio de suas atitudes. Não há dúvidas de que essas têm mais chances de serem profissionais valorizados e bem-sucedidos em suas carreiras.

4. Assuma riscos

A possibilidade de fracasso existe em todas as situações de mudanças. Mas existe maior fracasso do que não tentar? Grande parte dos profissionais de sucesso tem em comum o fato de terem assumido riscos e encarado desafios durante suas carreiras. Sem passar por isso não seria possível alcançarem seus objetivos.

Todos passam por situações que fogem do controle e geram certo desconforto, mas o bom profissional sabe utilizar esses momentos como estímulo para dar um passo adiante. Sair da zona de conforto envolve enfrentar seus medos e suas crenças limitantes, mas o importante é não deixar o medo paralisar você. Abra-se para novas oportunidades e encare os desafios com confiança.

5. Invista em qualificação

Com o cenário de competitividade em que se encontra o mercado de trabalho, todo profissional que deseja se destacar precisa se manter atualizado e em constante desenvolvimento de suas competências técnicas e comportamentais.

Independentemente da profissão, investir em qualificação se tornou ferramenta indispensável para o desenvolvimento de carreira. Além de refletir o nível de comprometimento do profissional com sua evolução, o que aumenta sua empregabilidade e seu valor perante o mercado.

Por isso, busque formas de se aprimorar constantemente, investindo em especialização, cursos extracurriculares e de desenvolvimento pessoal, treinamentos comportamentais, coaching, entre outros. Conhecimento nunca é demais e será sempre uma fonte de crescimento.

6. Desenvolva seu espírito de liderança

Segundo pesquisa da Pricewaterhouse Coopers, as competências mais importantes para um profissional são:

  • flexibilidade para mudanças;
  • liderar e desenvolver pessoas;
  • espírito colaborativo;
  • criatividade e inovação;
  • antecipar e administrar riscos.

Além de estar aberto para mudanças — e disposto a assumir riscos —, o bom profissional também precisa ter capacidade de liderar. O líder é alguém que consegue inspirar e conduzir pessoas na direção do alcance de seus objetivos. Ele confia em seu potencial e naquilo que está propondo e com isso contagia os outros a segui-lo.

O espírito de liderança, quando desenvolvido, é importante não só dentro da empresa, mas na vida como um todo. Pessoas que percebem que podem assumir a responsabilidade sobre suas escolhas e sobre seu próprio caminho encontram mais ânimo e motivação para realizar suas atividades.

Adotando os passos acima e tornando-se condutor de seu caminho profissional, certamente você estará mais perto de conquistar o sucesso na carreira. Tenha consciência de que “sucesso” é algo muito pessoal e tem diferentes significados para as pessoas. Portanto, busque sua realização e se permita viver plenamente suas escolhas.

Há metodologias de trabalho capazes de fazer uma verdadeira transformação interna, conduzindo você a criar um espaço de equilíbrio emocional. Isso ocorre por meio de um processo de autoconhecimento, no qual você fortalece sua autoestima e autoconfiança para encarar os desafios e as mudanças necessárias para alcançar sucesso na carreira.

Este post ajudou a inspirá-lo a buscar novas formas de se desenvolver como profissional? Assine nossa newsletter e continue recebendo os melhores conteúdos sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *