Uma pessoa se esforçando no trabalho

O ano já começou, mas ainda é hora de pensar nas metas pessoais para 2018. Até mesmo porque não há um momento específico para pensar no que deseja alcançar de verdade e como fará para conquistar o que almeja.

Porém, um problema comum é perder de vista ao longo do ano esses objetivos. Quando você vê, já é dezembro e a maioria não foi alcançado. Frustrante, não é mesmo? Isso deve-se a um planejamento ruim com metas inconsistentes, que já no início, claramente, não conseguiriam ser cumpridas.

Então, que tal fazer diferente agora? Continue lendo e veja como traçar metas pessoais realmente consistentes e que poderão ser cumpridas, deixando você motivado e realizado ao longo do ano, diminuindo a sua infelicidade.

Pense no que realmente te motiva

Muitas pessoas escolhem metas pessoais que, na verdade, são o extremo oposto do que elas desejam de fato. Quer ver um exemplo comum? Muitos no final de ano decidem que irão se matricular em uma academia para começar a praticar uma atividade física.

Realmente é importante estabelecer algo que ajude a melhorar a sua saúde, mas por que necessariamente a musculação se isso não te motiva? Mude o foco. Que tal priorizar uma atividade que verdadeiramente seja o que goste? Caminhada, natação, um esporte?

Muitos dos objetivos se perdem porque são coisas que você sente que precisa, mas, na verdade, não te motivam de fato. E no processo de busca pessoal é natural que você vá colocar à frente aquilo que realmente seja a sua paixão. Por isso, essas metas que não estão relacionadas com o que te move costumam fracassar.

Escreva em um papel: o que me move? O que realmente amo? Quais são as coisas que me fariam sair da minha zona de conforto para realizar? É um bom primeiro passo para encontrar suas metas pessoais e também ajuda na jornada de autoconhecimento.

Estabeleça prioridades nas suas metas pessoais

Provavelmente, você deve ter diversos itens que te motivam em sua lista. Como escolher quais deles realmente valem a pena ou não? Mantenha o foco e estabeleça prioridades.

Há coisas em sua vida que você deseja e que precisam ser realizadas em primeiro lugar, com maior urgência. Por exemplo, pode querer viajar mais, mas não ter o planejamento financeiro adequado para isso. Então, qual é a prioridade? Se organizar melhor no que concerne às finanças.

Dessa forma, conseguirá também enxergar melhor o que almeja com mais força. A partir das realizações daquilo que realmente importa você se sentirá mais motivado a seguir em frente e conquistando novos objetivos.

Pense em prazos reais para cumpri-las

A procrastinação é uma das principais vilãs das realizações pessoais. Passa-se adiando a busca pelos seus objetivos um dia, uma semana, um mês e quando se percebe, acabou o ano e não é mais possível cumprir o objetivo pretendido.

Para evitar que isso ocorra é essencial estabelecer prazos reais para o cumprimento das suas metas. Isso é importante até mesmo para verificar o quanto é real o objetivo que pretende seguir.

Por exemplo, se quer ler 15 livros ao longo do ano, que tal estabelecer prazos para leitura de cada um deles? Assim, conseguirá mensurar se estará “enrolando” e irá se empenhar para cumprir o cronograma estabelecido.

Mas lembre-se sempre de trabalhar com prazos reais, ok? Ou poderá se sabotar de imediato sem perceber.

Identifique o que é necessário para atingi-las

Para conquistar um determinado objetivo é preciso seguir algumas etapas. Ter consciência desse percurso ajuda a traçar metas pessoais mais consistentes.

Se, por exemplo, deseja viajar nas suas férias, o que é preciso para conquistar esse objetivo? Alguns detalhes importantes a serem considerados são:

  • escolher o destino de sua preferência e a melhor época do ano para visitar;
  • pesquisar valores de passagens aéreas ou de ônibus ou os custos com uma viagem de carro;
  • encontrar hospedagem com o melhor custo-benefício;
  • elaborar um roteiro de viagem conhecendo o que o local tem de melhor para oferecer a você;
  • estabelecer as datas possíveis de viagem;
  • planejamento financeiro para conseguir realizar o passeio sem se comprometer financeiramente.

Faça esse exercício com todas as metas que estabelecer e conseguirá visualizar melhor o que deseja e todo o caminho que precisa fazer para cumpri-lo.

Elimine as que não sejam específicas

Muitas das metas pessoais estabelecidas são muito generalistas, ou seja, extremamente amplas. Normalmente essas são as primeiras a não serem cumpridas justamente por essa característica.

Voltemos ao exemplo anterior: “viajar mais” é um objetivo bom? Sim. Mas bem amplo, não é mesmo? Que tal substituir por algo mais específico? Veja como transformar isso em algo mais seguro de ser cumprido:

  • “quero viajar para 3 lugares que não conheço esse ano”;
  • “quero fazer uma viagem internacional”;
  • “desejo passar 15 dias viajando em minhas férias do trabalho”;
  • “quero fazer x viagens a mais em comparação com o ano passado”.

Mantenha uma rotina disciplinada

Temos metas bem definidas, as formas de alcançá-las e os prazos para conquistar cada uma delas. O que falta? Acompanhar constantemente se elas estão sendo cumpridas ou não.

A falta de disciplina também é uma grande vilã da realização pessoal. Lembre-se sempre que você é a pessoa responsável por ir atrás dos seus sonhos. Se você não se educar a dar passo a passo dentro do planejado, tudo o que foi traçado anteriormente terá sido em vão. Afinal, planos sem ações não levam a realizações. Lembre-se sempre disso!

Lembre-se de registrar os passos

Mantenha um registro escrito de todas essas questões que levantamos anteriormente. Faça listas, planilhas, escreva em um caderno ou diário tudo que está sendo feito para a realização das suas metas.

Até mesmo os pequenos passos são importantes e devem ser registrados como uma forma de manter a motivação. Retornando ao nosso exemplo inicial, o simples fato de pesquisar sobre um local turístico na região para qual deseja viajar é um passo e por isso deve ser anotado.

Os registros também ajudam a diminuir a ansiedade, permitindo que você acompanhe a evolução da sua jornada rumo a realização do seu sonho.

Com essas dicas você conseguirá traçar suas metas pessoais de forma consistente e, também, concretizá-las da melhor maneira, alcançando o que tanto deseja e transformando sua vida.

Quer mais dicas de como tornar sua vida melhor, com comportamentos mais positivos? Assine nossa newsletter e receba as informações diretamente em seu e-mail!

0
0
0
s2sdefault