5 sinais que o seu relacionamento está desgastado

Todas as pessoas sonham em encontrar um parceiro ou uma parceira para construir uma vida a dois. Entretanto, quando se está em um relacionamento sério, duradouro, nem sempre as coisas acontecem como você esperava.

Além dos desafios inerentes a qualquer relação, a vida atribulada, a falta de tempo para dedicar a você, à sua família e ao parceiro(a); a dificuldade de separar, de forma clara, as esferas de trabalho e pessoal, acabam por contribuir para que você tenha um relacionamento desgastado.

O medo de ficar sozinho, a dificuldade de traçar prioridades profissionais e pessoais de forma equilibrada, muitas vezes te impedem de enxergar sinais de que a sua relação não vai bem ou te deixam perdido, sem saber o que fazer diante dessas situações.

A seguir vamos vamos listar 5 sinais de que o seu relacionamento está desgastado e como você pode perceber e lidar com esses sinais. Confira:

1. Falta de interesse sexual

Esse talvez seja um dos primeiros sinais. Quando um casal está no início de um relacionamento é comum que o sexo seja mais frequente, se comparado com muito tempo de relacionamento. Mas isso não significa falta de interesse sexual.

Muitas vezes, por não se dedicar tempo suficiente para o relacionamento, isso pode passar despercebido, já que se coloca a culpa na falta de tempo.

Entretanto, mesmo nos momentos que o casal possui juntos, o sexo começa a ficar escasso, monótono e previsível. As famosas dores de cabeça, ou “não estou me sentindo bem hoje”, passam a ser presença sempre confirmada na cama.

Quando o sexo acontece, o que era para ser um momento de intimidade do casal, passa a ser o cumprimento de uma obrigação.

Fique atento a esses sinais. O sexo é um dos momentos de maior intimidade do casal, a falta de tempo, de convivência, de conversas, fazem com que vocês percam a intimidade e o sexo passa a ser algo incomodo.

2. Conversas menos frequentes

Qualquer relacionamento sólido, saudável e duradouro se constrói tendo como base o diálogo. É a partir dele que se conhece o(a) parceiro(a), os seus medos, objetivos, que se sabe sobre a importância do namoro ou casamento na vida de cada um.

Em um relacionamento desgastado, os momentos a dois começam a ficar cada vez mais escassos. Os programas separados começam a se tornar mais frequentes, os jantares se tornam mudos.

Diálogos simples do dia a dia, como: “bom dia”, “bom trabalho”, “como foi o seu dia”, “boa noite” etc, passam a não acontecer com tanta frequência. Às vezes, um casal permanece junto durante anos, porém, chega um momento em que os dois passam a ser estranhos um para o outro.

Sem diálogo não existe relacionamento possível, seja de que natureza ele for. Tenha curiosidade na vida, nos interesses, objetivos de seu parceiro. Em tempos onde todos estão super conectados, a falta de tempo não serve como desculpa para tudo.

3. Menos planos para o futuro

O sucesso e expectativa que se têm em um relacionamento podem ser medidos pela vontade explícita do amanhã. O que isso quer dizer? Quando alguém tem o interesse de manter um relacionamento, de construir a vida com alguém, mesmo algumas incertezas – “será que ele vai me procurar?” ou “será que ela gosta de mim?” – não são mais uma preocupação.

Isso ocorre porque o casal começa a fazer planos, comprar coisas juntos, ter uma vida com alguns pontos em comum. Se a incerteza do amanhã retornar ou se há indiferença quanto ao futuro do casal, são sinais de que o seu relacionamento pode estar desgastado.

Às vezes isso ocorre porque você está tão focado em sua vida profissional, que todas as esferas da sua vida passam a se tornar menos importantes.

4. Discussões sem motivo aparente

Não tem jeito de se escapar das brigas e das famosas DRs quando se convive com alguém. Entretanto, não é comum que elas ocorram por qualquer banalidade.

Quando o namoro ou casamento estão desgastados o tênis fora do lugar, a toalha esquecida em cima da cama; ou momentos que eram para se de alegria, como a escolha de um local para passar as férias, o modelo do carro novo, passam a ser um grande motivo para brigar. Isso acontece como uma espécie de válvula de escape já que, normalmente, o real motivo da briga não entra em pauta.

Por isso o diálogo é tão importante. Quando se conhece o(a) parceiro(a), sabe dos seus objetivos, medos, expectativas, a convivência se torna mais harmônica, a empatia se torna possível e as brigas por qualquer motivo desparecem.

5. Constrangimento no momento a sós

O constrangimento entre duas pessoas conhecidas normalmente acontece quando existe algum mal entendido entre elas ou quando elas perdem o contato e passam a ser duas pessoas estranhas.

Esses podem ser o mesmos motivos de constrangimento para um casal. Os momentos somente do casal começam a diminuir, sempre preferem sair com um grupo grande de pessoas do que passar algum tempo sozinhos.

Quando o momento a dois é inevitável, ficar no celular todo o tempo ou arrumam outras estratégias para evitar ter de encarar um ao outros se torna comum.

Se é do desejo do casal continuar o relacionamento é necessário quebrar esse gelo, conversar explicitamente sobre isso. Só assim será possível, juntos, tentar encontrar alguma solução para esse desgaste.

Relacionar com outra pessoal não é uma tarefa simples. Mas, para muitas pessoas, isso é mais complicado do que deveria ser. Você deve ficar atento aos detalhes sutis e refletir se vive um relacionamento desgastado.

Para isso você deve encarar a questão de frente, tentar achar um equilíbrio possível entre a sua vida profissional e pessoal. A correria do dia a dia é algo que, hoje em dia, está presente e constante para todos. Elas não pode ser tonar uma desculpa para a desarmonia das suas relações.

O autoconhecimento é o caminho para que você consiga escutar o que não vai bem em sua vida e traçar objetivos e metas concretas para solucioná-los. Todos têm direito a uma vida prospera e feliz, tanto sozinhos quanto com o seu(sua) parceiro(a).

Agora que você já se informou sobre os sinais de um relacionamento desgastado, nos siga nas redes sociais (facebook, instagramtwitter e youtube) e receba conteúdos exclusivos. Eles irão te ajudar a se transformar, a ampliar a consciência de si e assim te ajudar a solucionar os seu problemas!

Um comentário em “5 sinais que o seu relacionamento está desgastado”

  1. Matéria muito interessante e esclarecedora, tenho vivido uma relação que francamente apresenta todas as características descritas.

    Fico muito infeliz em perceber como uma relação que no início era de amor e cumplicidade, agora fria e triste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *